Aplicação de carbeto de tungstênio e teflon (PTFE)

O que é Carbuflon?


O processo Carbuflon é uma tecnologia francesa que consiste na aplicação de carbeto de tungstênio e um termoplástico, gerando um revestimento de característica antiaderente e ao mesmo tempo apresentando resistência mecânica.

O revestimento é composto de Carbeto de Tungstênio 12%Co, aplicado pelo processo HVOF (hipersônico) e teflon (PTFE), conforme especificação técnica do fornecedor. Este processo consiste na inspeção completa do item e análise do processo industrial onde o equipamento está inserido. Posteriormente a remoção do revestimento antigo, é feita a preparação da superfície da peça para recebimento da liga Carbuflon.

A cura do revestimento é realizada através de aquecimento em forno ou resistência, com parâmetros controlados, objetivando uniformidade e controle de processo. A validação deste processo foi realizada nacionalmente pela UFRGS. O recobrimento se dá após o acabamento, obtendo pequenas ilhas duríssimas (20%) em uma matriz de material antiaderente (80%).


Entenda o processo de aplicação de carbeto de tungstênio e teflon (PTFE)

A aplicação de revestimento carbeto de tungstênio e teflon (PTFE) é indicada para evitar que o material processado fique aderido ao equipamento, oferecendo também alta resistência mecânica. É uma solução ideal para rolos aplicadores de cola e fitas ou itens de contato com filme plástico.

Informações técnicas sobre a liga Carbuflon

  • Camada: 0,10 a 0,15 mm
  • Dureza: 1100HV a 1200HV
  • Rugosidade: 1,6 a 1,8 Ra ou conforme orientação do fabricante.
  • Diferenciais do processo: Revestimento recomendado para itens que necessitam de resiliência (não aderência do material processado) e resistência mecânica. É indicado para partes úmidas de máquinas, como por exemplo, rolos aplicadores de cola, fitas, ou itens de contato com filme plástico que aderem ao equipamento.

Perfis de itens industriais revestidos com a liga Carbuflon

Contate nossos representantes pelo Brasil

Entre em contato