MTBF é uma sigla para Mean Time Between Failures, que significa Tempo Médio entre Falhas. Já MTTR é a sigla para Mean Time to Repair, traduzido como sendo o Tempo Médio para Reparo.
Esses dois indicadores são importantes para a mensuração da qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela equipe que mantém o chão de fábrica funcionando. Através deles, é possível avaliar se as tarefas estão sendo realizadas no tempo adequado e da maneira correta, além de avaliar a eficácia das manutenções preventivas.
Uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana ATS Advanced Technology Services e pela Plant Engineering Magazine mostrou que 70% dos gestores entrevistados consideram a terceirização dessa prática fundamental para melhorar a eficiência desse setor. Eles acreditam que um par de olhos sem os vícios do dia-a-dia podem colaborar com avaliação mais crítica de áreas que merecem melhorias.
Independente do formato praticado pela indústria com relação à manutenção (própria ou terceirizada), o fato é que utilizar os indicadores MTBF e MTTR são indispensáveis para melhorar os resultados e medir a eficiência e eficácia dos trabalhos realizados. Continue lendo e saiba mais a respeito.
Os índices MTBF e MTTR estão ligados aos equipamentos e máquinas utilizadas no setor industrial, envolvendo a área de manutenção. Para conhecer cada um desses indicadores, veja aqui suas aplicações:
MTBF
O indicador MTBF (em inglês, Mean Time Between Failures), ou seja, tempo médio entre as falhas, tem por objetivo apresentar uma previsão de funcionamento adequado dos equipamentos utilizados no chão de fábrica.
Isso significa prever, tendo por base os históricos, o tempo de disponibilidade que cada equipamento estará operacional para desenvolver suas atividades sem apresentar falhas.
Para isso, a seguinte fórmula é utilizada:
MTBF = (TD – TM) / P
Conhecendo as siglas da fórmula:
Aplicando essa fórmula, é possível conhecer o tempo em que o equipamento trabalha sem qualquer intervenção para algum tipo de reparo.
Baseado neste índice, a equipe de manutenção desenvolve estratégias para melhorar a performance do equipamento e atender as necessidades produtivas da fábrica, sempre tentando reduzir esse tempo de paradas entre as falhas.
MTTR
O indicador MTTR apresenta o tempo médio para reparos.
Sua sigla também vem do inglês: Mean Time to Repair, possibilitando medir por quanto tempo um equipamento fica parado em manutenção.
Quanto menor o valor apresentado, melhor o resultado obtido. Porém, a qualidade no desenvolvimento dos trabalhos é essencial para a obtenção desse número, pois de nada adianta a agilidade no processo de reparo se em pouco tempo a máquina voltar a apresentar o mesmo problema.
Para isso, é utilizada a seguinte fórmula:
MTTR = TM / P
O tempo médio de reparo é igual ao tempo em que a máquina não foi utilizada em função de reparos, dividido pelo número de paradas ocorridas em virtude de falhas.
Através desse índice sabe-se exatamente quanto tempo a sua equipe leva para deixar um equipamento em condições de uso.
Fazendo uma análise do MTBF e MTTR é possível conhecer o momento em que cada máquina estará indisponível e o período necessário para que ela volte a operar novamente, principalmente quando essa análise é feita com certa frequência, abastecendo continuamente os índices e resultados para aprimorar o processo de manutenção.
Como se observa, são índices que apresentam as condições dos equipamentos e a capacidade técnica da equipe de manutenção, o que ajuda o gestor a tomar decisões com relação à troca da máquina e do equipamento, assim como também planejar a capacitação adequada do time que desenvolve essa atividade.
Agora que você sabe mais sobre o MTBF e MTTR, conheça a Sulcromo e as possibilidades de revestimentos metálicos e manutenção que podem colaborar para melhoria de índices de tempo e frequência de máquina parada. Entre em contato com um de nossos especialistas.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias