A Sulcromo é especialista na recuperação completa de rolos de rebobinadeira e enroladeira por meio da aplicação de carbeto de tungstênio através dos processos de metalização por HVOF ou Arc Spray.
Essa solução é extremamente eficiente e importante para a indústria de papel e celulose, seja ela produtora de papel tissue, branco ou marrom.
Sendo assim, o processo exige que primeiramente remova-se o revestimento remanescente destes rolos industriais e que sua superfície seja apropriadamente preparada através de uma retífica.
Após essa preparação da base, é então realizada a deposição da liga à base de carbeto de tungstênio. Posteriormente, é feito o ajuste da rugosidade para faixa adequada para tracionamento, que se sugere que seja entre 8 a 12 Ra. Por fim, é feito o balanceamento dinâmico do rolo.
Revestimento: | Carbeto de tungstênio |
Dureza: | 1200 Vickers |
Rugosidade: | 8 a 12 Ra, ou conforme orientação do fabricante. |
Diferencial do processo: | Revestimento com alto nível de resistência ao desgaste por atrito, rugosidade apropriada, melhora considerável no tracionamento do papel e consequente compactação da bobina, além da preservação da medida nominal. |
O carbeto de tungstênio é uma substância química inorgânica que combina partes iguais de um material cerâmico, carbono, e um material metálico, o tungstênio. Esse composto é utilizado de diversas maneiras, como revestimento em máquinas industriais e ferramentas e devido à sua notável resistência à abrasão.
Este metal foi descoberto em meados da década de 1750 por um mineralogista, em uma mina de ferro em uma província sueca. O material era pesado, o que fez ser chamado de “tung-sten”, que significa “pedra pesada” quando traduzido do sueco.
No entanto, foi apenas em 1920 que o material começou a ser utilizado nas indústrias, como um substituto ao diamante, que apresentava um custo muito alto.
No que se refere à sua aplicação, uso se desenvolveu, e atualmente o carbeto ou carboneto de tungstênio é empregado em diversos setores industriais, sendo aplicado principalmente em anéis de vedação, buchas de desgaste, rolos abridores, rolos tracionadores, rolos de rebobinadeira, roscas transportadoras, rolos tensionadores, entre outras utilizações.
O revestimento com carbeto de tungstênio é realizado usando a técnica de aspersão térmica. Nesse processo, a liga é aquecida e, em seguida, projetada em pequenas partículas sobre a superfície, formando uma camada protetora.
Além das características gerais que o revestimento oferece, o carbeto de tungstênio é especificamente adequado para revestir rolos de rebobinadeira e enroladeira porque:
Compressão: O revestimento possui alta resistência à compressão, o que possibilita que equipamentos suportem cargas pesadas, sem alterar a integridade da estrutura dos rolos sob pressão.
Estabilidade dimensional: O carbeto de tungstênio é reconhecido por manter suas dimensões e forma mesmo sobre temperatura e pressão em teores desafiadores, o que é crucial para garantir operação ininterrupta e consistente da enroladeira.
Qualidade final: O uso de revestimento promove uma superfície consistente e uniforme, o que contribui para que a rebobinagem ocorra sem falhas, entregando produto de alto nível de qualidade.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias