O revestimento TSA é um poderoso revestimento utilizado para evitar a corrosão de superfícies metálicas dos mais diversos ambientes e equipamentos, em especial nas indústrias eólica, química, petróleo e gás de todo o mundo.
A solução vem de encontro a um dos principais problemas encontrados na manutenção e durabilidade das estruturas metálicas, porque oferece uma cobertura protetiva em equipamentos expostos ao ambiente, com ótimo custo benefício e versatilidade de aplicação.
A área de pesquisa e desenvolvimento de centenas de laboratórios pelo mundo inteiro investe milhões de dólares para chegar a soluções como o TSA, uma vez que quando aplicado aos itens industriais metálicos, possibilitam:
Segundo a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (ABRAMAN), cerca de 5% do faturamento bruto da indústria nacional é gasto anualmente visando a conservação e preservação de ambientes e equipamentos.
Neste artigo, conheceremos um pouco mais sobre o TSA e como esse revestimento a base de alumínio colabora na redução desses custos, obtendo excelentes resultados. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.
TSA é a sigla em inglês para Thermal Spray Aluminium, que traduzido significa “Spray de Alumínio Térmico”.
Este revestimento é normalmente aplicado em equipamentos e superfícies que sofrem com ação de ambientes:
A utilização dessa solução possibilita resultados surpreendentes de baixo custo, agilidade e versatilidade nos trabalhos realizados.
O TSA pode ser posto tanto em peças desmontadas quanto em equipamentos de grande porte, instalados nas unidades da empresa.
O spray térmico, também conhecido como metalização, é um processo onde o alumínio é derretido por uma fonte de energia e pulverizada sobre a superfície de uma estrutura, criando um revestimento, tendo por objetivo:
Os resultados da sua aplicação são muitos superiores se comparados ao uso de tintas ou de outros materiais utilizados como revestimento, especialmente quando ocorre porosidade ou o rompimento do metal. Sua aplicação também é muitas vezes indicada por normas específicas, uma vez que sua proteção contra focos de faíscas é superior ao de tintas especiais.
Nos casos envolvendo a indústria de petróleo e gás, o TSA é o protetor ideal para evitar a corrosão, garantindo qualidade e segurança desses locais por períodos que ultrapassam os 40 anos. Grandes instalações petroquímicas elegeram o revestimento de alumínio como a melhor solução de manutenção dos seus ambientes e utilizam essa tecnologia em suas unidades operacionais, obtendo excelentes resultados.
Já na indústria eólica uma de suas principais vantagens é evitar manutenção nas torres, promovendo aumento de vida útil de até 20 anos.
Tanto nas indústrias de petróleo e gás quanto em outros segmentos, o TSA pode ser utilizado nos seguintes ambientes e equipamentos:
Além disso, essa solução também é utilizada em efeitos decorativos e aplicações antiderrapantes, em degraus e plataformas de transporte.
A aplicação correta e o atendimento às normas e especificações técnicas no desenvolvimento desses trabalhos garantem a redução considerável dos custos de manutenção dos ambientes.
Conhecer detalhes dessa possibilidade e avaliar os resultados obtidos com a aplicação dessa tecnologia precisa fazer parte dos estudos e análise da sua indústria. Portanto, vale uma pesquisa a esse respeito.
Agora que você já conhece o TSA e como esse revestimento de alumínio vem conquistando a preferência em todo o mundo, conheça a Sulcromo, uma empresa brasileira especializada em manutenção industrial.
Acesse nosso site e avalie as possibilidades existentes para atendermos às necessidades do seu empreendimento. Afinal, são 50 anos prestando serviços de qualidade ao mercado brasileiro e conquistando a satisfação de centenas de clientes em todo o país.
Entre em contato e agende uma inspeção técnica em sua linha de produção. Leia mais conteúdos relacionados em nosso blog.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias