A segurança do trabalho na indústria é um assunto que precisa ser priorizado por todas as empresas, independentemente do seu porte e segmento. O chão de fábrica, por exemplo, é um local que exige diversos cuidados, não deixando espaço para erros.
Os investimentos realizados em ferramentas e práticas para um trabalho seguro garantem a saúde e a integridade física dos colaboradores, além da preservação dos espaços e dos equipamentos.
Consequentemente, a produtividade e a rentabilidade da operação melhoram, uma vez que as equipes de trabalho ficam mais satisfeitas, motivadas e atentas à segurança, fatores que reduzem o absenteísmo.
Quer saber o que fazer para melhorar o nível de segurança do trabalho na indústria? Então, continue a leitura e saiba como adotar boas práticas para ter sucesso em suas operações no chão de fábrica.
São muitos os desafios da segurança do trabalho na indústria, afinal,caso não exista um cuidado meticuloso, o trabalho na indústria traz muitos riscos aos colaboradores.
A conscientização desses profissionais e o desenvolvimento de ações que contribuem para a segurança são fatores fundamentais e determinantes para que uma indústria possa minimizar os riscos de suas operações fabris. Empresa saudável, é uma empresa onde todos colaboram para um ambiente produtivo respeitando as boas práticas de segurança.
Na indústria, a segurança do trabalho é de suma importância para garantir o bem-estar e a integridade dos profissionais que atuam no chão de fábrica. Entre as boas práticas destacam-se:
A segurança do trabalho na indústria vai muito além do atendimento da legislação vigente.,Ela deve fazer parte da cultura da empresa, através de ações práticas como a implementação de programas e regras de segurança, e a presença ativa de indivíduos que garantam o cumprimento das mesmas, como o caso da CIPA, gestores de produção e técnicos de segurança do trabalho, além do apoio da alta gestão e diretoria.
Capacitar e orientar as equipes com relação aos perigos existentes, são cuidados necessários, assim como implementação e treinamento sobre planos de contingência do que fazer em caso de algum imprevisto. Todas estas ferramentas são fundamentaisl para que a normalidade das operações seja garantida no ambiente fabril, assim como a proteção do recurso mais importante da empresa: o recurso humano.
Com aumento de investimentos e transformações da indústria 4.0, máquinas e sistemas automatizados são soluções bastante promissoras que estão sendo implementadas no chão de fábrica, especialmente para tarefas que envolvem atividades de risco.
Atuando de forma autônoma, tecnologias como estas possibilitam que equipamentos operem com uso de sensores que têm a capacidade de prever e corrigir possíveis problemas.
Essa integração de máquinas, ferramentas e sistemas com IoT, (“internet das coisas”) e inteligência artificial permitem que informações sejam trocadas em tempo real, possibilitando que a identificação de situações de risco sejam reconhecidas de forma imediata e ações possam ser tomadas visando garantir a segurança do trabalho na indústria.
Um dos aspectos fundamentais da segurança na indústria é o uso de soluções que possam garantir o bom funcionamento de máquinas, ferramentas e equipamentos. Dentre as soluções disponíveis no mercado, os revestimentos metálicos e cerâmicos desempenham um papel crucial na proteção de equipamentos contra falhas e mau funcionamento.
Por exemplo, em equipamentos como cilindros secadores, que estão sujeitos a altas pressões de vapor, os revestimentos operam na prevenção de danos, pois ajudam a evitar a necessidade de retificar constantemente os cilindros, o que poderia comprometer sua integridade e aumentar o risco de acidentes.
Como Prevenir o Desgaste por Abrasão? Veja as Principais Alternativas (sulcromo.com.br)
Outro grande exemplo é o uso de revestimentos protetivos da extração e refino de petróleo, que não apenas protege itens produtivos contra acidentes operacionais, como também colabora para a segurança do meio ambiente contra vazamentos e acidentes de alto impacto.
8 tipos de corrosão mais comuns na indústria e como revertê-las (sulcromo.com.br)
E estes são apenas dois exemplos de como a aplicação de revestimentos metálicos protege, restaura e aumenta a vida útil dos itens industriais. Isto devido a inserção de uma camada protetora de metal que evita desgastes, falhas e o funcionamento inadequado dos equipamentos.
Como pode se perceber, o conjunto dessas ações colabora com a segurança do trabalho na indústria, garantindo a proteção dos profissionais e possibilitando resultados positivos, pois, além de promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, contribui com a melhora da produtividade, qualidade dos produtos e eficiência das tarefas realizadas.
Para saber mais detalhes sobre como a Sulcromo pode colaborar com a sua organização, acesse nosso site e conheça as soluções de revestimento que disponibilizamos a clientes de todo o Brasil.
Entre em contato conosco.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias