A metalização / aspersão térmica é uma das técnicas utilizadas para garantir que peças e componentes possam apresentar proteção contra o desgaste ou características técnicas específicas. O HVOF (High Velocity Oxygen Fuel) é um destes processos.
Traduzindo HVOF (High Velocity Oxygen Fuel), estamos falando de Combustível de Oxigênio de Alta Velocidade, ou seja, uma tecnologia utilizada para aplicação de revestimento utilizando uma fonte de energia e velocidade.
O revestimento formado por partículas fundidas e semi-fundidas deste processo, visa evitar danos futuros às superfícies das peças que operam em ambientes submetidos ao desgaste.
Para se ter ideia da importância desse assunto, segundo a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman), 5% do faturamento das indústrias é gasto anualmente com manutenção.
Esse valor expressivo demonstra o quanto é importante investir no uso das melhores técnicas de metalização e na escolha de fornecedores que possam efetivamente colaborar com os bons resultados de cada produção.
O processo de metalização ocorre a partir de 4 elementos:
O primeiro passo está na escolha do tipo de material a ser revestido, que no processo de HVOF é utilizado em formato de pó.
As ligas mais aplicadas no mercado atualmente, são os carbonetos de cromo e o tungstênio, onde a escolha é feita a partir da análise do equipamento a receber o tratamento e seu ambiente de operação.
Na sequência, é aplicado uma fonte de calor (gás ou elétrica) sobre o material a ser utilizado, possibilitando a sua fundição. As partículas fundidas são então aceleradas e projetadas sobre o material que deverá receber o revestimento.
A partir do impacto dessas contra a superfície, elas aderem às irregularidades do objeto, formando uma camada metálica. A etapa de acabamento pode incluir retífica, polimento, jateamento, ou simplesmente limpeza, conforme a necessidade de cada processo.
Ao final, uma avaliação é realizada, verificando se revestimento e acabamento atendem às necessidades específicas, garantindo qualidade e performance.
O processo de metalização por HVOF possui características particulares que oferecem muitos benefícios.
Em função do baixo nível de porosidade, promove revestimento com elevada resistência a corrosão, apresentando resultados surpreendentes. Além disso, os revestimentos são densos e de alta dureza, o que é indicado para peças que são utilizadas nas aplicações em ambientes agressivos, com alto grau abrasivo e erosivo.
Por fim, essa técnica não gera deformações no objeto que recebe sua aplicação, pois mesmo com calor envolvido no processo, ele é considerado de baixa temperatura, atingindo no máximo 160ºC.
O processo de metalização por HVOF é uma excelente opção para a realização de revestimentos e proteção de peças, componentes e equipamentos. Porém, é preciso conhecimento e capacidade técnica de quem realiza a aplicação para a obtenção de bons resultados.
Há 50 anos a Sulcromo fornece soluções de revestimento metálico a milhares de clientes em todo o Brasil. Utilizando tecnologia de ponta e matéria-prima de alta qualidade, a empresa não mede esforços em capacitar sua equipe de profissionais e oferecer o que existe de melhor nos processos de metalização.
Detentora do Certificado ISO 9001:2015, todos os seus processos obedecem a rígidas normas de qualidade, garantindo a satisfação dos empreendimentos que contam com suas soluções na manutenção e nos serviços de revestimento metálicos.
Entre em contato com um dos nossos representantes técnicos e saiba que soluções podemos oferecer para otimizar a sua produção.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias