O aço carbono é amplamente utilizado em diversas indústrias devido a sua alta robustez e capacidade de resistir a diferentes faixas de pressão e temperaturas.
Uma liga metálica com variadas concentrações em sua composição, o aço carbono exibe uma gama diversificada de propriedades, possibilitando sua aplicação em uma ampla variedade de setores, incluindo áreas civis, automotivas, petrolíferas, navais, químicas e muitas outras.
Conheça mais aqui sobre sua vasta aplicação.
Conforme mencionado anteriormente, o aço carbono desempenha um papel fundamental em diversos setores industriais, sendo amplamente empregado em diferentes aplicações.
No segmento agrícola, por exemplo, o material é usado para fabricar equipamentos, estruturas e máquinas que precisam ser duráveis e resistentes.
Já na indústria de petróleo e gás, essa liga é aplicada na construção de gasodutos e oleodutos, assim como nas instalações de processamento, já que tornam os processos mais seguros e eficientes.
Nos setores químicos, usam-se conexões de aço carbono para sistemas que transportam substâncias químicas. O mesmo ocorre no processamento de águas residuais.
Outros exemplos são na construção civil, que o utiliza em sistemas de ventilação, aquecimento e proteção contra incêndios. No setor marítimo também há a utilização, especialmente em plataformas e navios offshore, e na indústria automotiva, que fabrica quadros, fixadores, correntes do veículo, eixos e outras peças.
Além de todas essas aplicações, o material também apresenta resistência superior quando associado ao tratamento de superfície e/ou revestimento metálicos, processo recomendado para aumentar a resistência de equipamentos à corrosão em ambientes agressivos.
O aço carbono pode ser classificado de diferentes formas. Uma delas considera a concentração do elemento químico na mistura.
Nesses casos, o baixo é aquele que é composto por até 0,30%, apresentando uma resistência menor que as outras ligas. Esse tipo pode ser facilmente soldado, é usinável e é utilizado em chapas automobilísticas, tubos, construção civil e mais.
O médio, por sua vez, é aquele com concentração de 0,30% e 0,60%. Ele é mais resistente a tratamentos térmicos e tem menor tenacidade que o citado anteriormente. Ele é utilizado em peças que precisam de elevada resistência.
Por fim, o alto é o que possui de 0,60% até 1% de carbono na sua composição. Como consequência, ele é o mais resistente ao desgaste, apesar de ter a menor capacidade de estiramento. É ideal para peças estruturais, como colunas e perfis, utilizadas na construção civil e em estruturas industriais de grande porte. Essas concentrações proporcionam uma combinação adequada de resistência mecânica e facilidade de fabricação, tornando-as ideais para essas aplicações.
O aço carbono oferece diferentes vantagens e benefícios para peças, sendo a sua versatilidade e maleabilidade alguns dos principais atrativos deste material. Para aumentar ainda mais o leque de possibilidades que o aço carbono oferece, o uso de revestimentos industrias proporciona:
Como pode ser visto, aplicar revestimentos metálicos ao aço carbono pode melhorar significativamente suas propriedades e desempenho em uma variedade de ambientes e aplicações industriais.
O custo-benefício deste processo e outro atrativo importante levantado por industriais do mundo todo, além da facilidade para realizar a manutenção e a conformidade com todas as normas de segurança.
Quer saber mais como proteger os ativos de sua empresa compostos por aço carbono? A Sulcromo é líder em revestimentos metálicos e manutenção industrial, e pode ajudar. Entre em contato conosco e saiba mais.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias