O final de ano está aí e as férias coletivas são uma ótima oportunidade para fazer aquela manutenção preventiva que ficou de lado durante a produção anual.
Com a fábrica parada, todo o processo é favorável para a realização das verificações dos equipamentos e máquinas, além dos ajustes necessários. Por isso, avaliações criteriosas podem ser realizadas e procedimentos tomados para que o ano novo inicie com força total.
Neste artigo, apresentaremos porque o final de ano é a melhor época para a realização dos ajustes nas máquinas e equipamentos das indústrias. Continue a leitura para saber mais.
Você sabia que manutenção sem planejamento pode promover até 65% de desperdício de tempo? Manutenções de final de ano podem ser planejadas com mais cautela e menos desperdício.
O período de produção reduzida possibilita que recursos sejam direcionados para consertos e melhorias, sem necessidade de divisão de tempo, equipe e equipamentos entre manutenção e produção.
Com mais disponibilidade de recursos, especialistas são capazes de oferecer qualidade superior de soluções focadas em longo prazo, ao invés de ajustes emergenciais realizados em prazos curtos de tempo.
Com quadro reduzido, manutenções podem ser realizadas com o mínimo de exposição de sua equipe sendo acompanhada apenas por especialistas, otimizando as operações e reduzindo riscos.
Justamente por configurar uma manutenção planejada, os custos destes reparos tendem a ser menores do que atendimento emergenciais. Outra razão de indiscutível economia é começar o ano com sua estrutura 100% otimizada e pronta para produzir.
A falta de manutenção nos equipamentos é o grande motivador para que a sua vida útil seja menor que a indicada pelos fabricantes.
Em consequência disso, as despesas são maiores, pois são necessárias às intervenções corretivas, visto que problemas que poderiam ser evitados acabam comprometendo o funcionamento dos equipamentos e acelerando o desgaste dos componentes.
O que poderia ser o revestimento localizado facilmente aplicado em uma peça transforma-se em prejuízo, consumindo horas de manutenção, trocas de diversos componentes e o que é pior, muitas vezes, parando uma linha de produção, e promovendo novos problemas tais como:
Por estas razões, lembre-se: a realização da manutenção preventiva é a melhor opção para resolver situações que exigem intervenção externa de especialistas e prevenir todo e qualquer risco de interrupção à operação industrial.
Há mais de 50 anos a Sulcromo fortalece indústrias dos mais variados portes e segmentos, oferecendo soluções que facilitam operações e colaboram no sucesso de empreendimentos espalhados por todo o Brasil. Dentre os atendimentos prestados, destacam-se:
Além da experiência, tecnologia de ponta e certificação pela Norma ISO 9001, outro destaque da Sulcromo é o seu atendimento em campo. A solução que atende de ponta a ponta do Brasil oferece serviços de manutenção sem a necessidade de desmontagem e deslocamento de peças de grande porte, reduzindo o tempo de execução da manutenção e com mínimo impacto na produção.
Agora que você já conhece a importância e os motivos para apostar na manutenção preventiva no final do ano, conte com quem é especialista nesse tipo de operação e entre em contato.
Gostou deste conteúdo? Leia mais artigos relacionados em nosso blog.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias