A indústria de papel e celulose é um dos importantes pilares da economia brasileira, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em 2022, dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) apontam o Brasil como o maior produtor e exportador de celulose do mundo, ultrapassando o Canadá, com receita anual de US$ 250 bilhões. Já com relação ao papel, estamos entre os 10 maiores produtores do planeta, confirmando o potencial do segmento.
O seu sucesso, entretanto, não vem sem desafios. Um dos principais complicadores desta indústria é o seu impacto ambiental, razão pela qual inúmeras empresas do ramo têm investido cada vez mais em tecnologias limpas e práticas recomendáveis de gestão florestal. A competição internacional de países como China e Estados Unidos é outro fator que exige que empresas brasileiras busquem constantemente a eficiência operacional e a qualidade dos produtos.
Dentre os principais objetivos da alta performance, estão melhor entrega de vapor, otimização do uso de energia, velocidade de máquina e claro, redução de paradas não-programadas. E como todo gerente de manutenção e operador de máquina sabe, se tem um item que desafia a continuidade da produção, este item é o rolo guia.
Utilizados ao longo do processo produtivo da indústria de papel e celulose, em diferentes posições da máquina de papel, os rolos de guias são itens que exigem proteção reforçada contra o desgaste e garantia de superfície padronizada como fatores fundamentais para otimização de máquina e qualidade de produção.
Altas temperaturas, contato frequente com água e vapores, abrasão da folha, são apenas algumas das particularidades as quais são submetidas a operação do rolo guia. E é exatamente por esse contexto desafiador, que durante mais tempo empresas de papel e celulose protegem estes equipamentos com revestimentos de borracha. O revestimento, entretanto, apresentava uma vida útil de máquina de apenas 45 dias, ou no máximo 3 meses de duração.
Foi no objetivo de aumentar a vida útil destes rolos, que outro revestimento foi desenvolvido: estamos falando da Liga SULFORM a base de cromo duro.
A Sulcromo, uma empresa especializada em revestimentos metálicos e manutenção industrial, há 50 anos desenvolve soluções para diversos segmentos, e há quase duas décadas desenvolveu em seu laboratório a liga SULFORM, uma liga à base de cromo duro catalisado especial para máquinas de papel, que garante a proteção dos rolos guias.
Dentre as características dessa liga, são destaques:
O uso da liga SULFORM pela indústria de papel e celulose garante a eficiência na produção, uma vez que aumenta significativamente a vida útil dos rolos, diminui os custos de manutenção e garante a qualidade do papel produzido.
Os rolos guias, como já vimos, estão constantemente expostos ao desgaste em razão do seu contato com a água e vapor, além do atrito gerado pela própria matéria-prima em alta rotação. Dentre as inúmeras formas de garantir sua boa funcionalidade, destacam-se:
Quer saber mais como proteger os ativos de sua produção? Entre em contato para conhecer mais detalhes sobre essa e outras soluções especialmente desenvolvidas para a indústria de papel e celulose.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias