A eletrodeposição é um processo utilizado pela indústria com o objetivo principal de criar uma camada capaz de proteger peças contra a corrosão, e assim impedir que o metal base tenha a interação com o ar e com a umidade.
A corrosão é um processo eletroquímico que promove o desgaste de uma peça metálica, causando a ruptura de um metal e a consequente deterioração de objetos. São inúmeras as formas que a corrosão pode agir em equipamentos, E todas podem ser evitadas desde que os metais sejam tratados da maneira adequada.
Neste artigo, vamos apresentar o processo de eletrodeposição do cromo duro, uma maneira inteligente de evitar a ação corrosiva e possibilitar um aumento significativo da vida útil de peças, estruturas e equipamentos. Continue a leitura e saiba mais.
A eletrodeposição é um processo galvânico onde uma peça metálica é revestida com um outro material. Esse processo é realizado com a deposição de um metal que possua uma alta resistência à corrosão, como o caso do cromo duro, que opera como uma barreira contra ação do ambiente externo, protegendo o produto original e evitando que esse venha a se deteriorar.
O processo funciona através da imersão do objeto/peça a ser revestido(a) em uma solução eletrolítica que contém íons metálicos dissolvidos, uma fonte de corrente elétrica é aplicada, o que provoca a deposição do metal na peça.
Essa técnica é amplamente utilizada na produção de peças de perfis diversos e por isso é extremamente versátil e econômica.
A recuperação metálica através da eletrodeposição possibilita o aumento da vida útil de uma peça. Isso significa que equipamentos e componentes trabalham com mais qualidade e passam a ter uma maior resistência contra a corrosão e à abrasão.
Outro ponto interessante é que as peças que recebem esse tratamento ficam visivelmente melhor, melhorando a qualidade do substrato produzido.
A prática do revestimento por eletrodeposição traz excelentes resultados, colaborando para a redução de custo das operações fabris, pois se diminui substancialmente a substituição de peças, além de reduzir falhas e descarte do material produzido através dos ativos revestidos.
As barras cromadas por eletrodeposição da Sulcromo são utilizadas em diversas áreas, especialmente pelo segmento hidráulico.
Possuindo uma camada de cromo homogênea, a partir de um processo contínuo e horizontal, a alta dureza é garantida sem a geração de tensões e uniformidade no paralelismo das barras. As opções de material base incluem aço carbono, além do temperado.
Veja aqui algumas de suas aplicações na indústria:
São os seguintes os parâmetros de atendimento das barras cromadas:
Investir nos serviços de cromagem de barras nacionais é sinônimo de qualidade e melhor custo-benefício do mercado, uma vez que as importações podem ser dispensadas, evitados as oscilações do dólar e os longos prazos de entrega.
Agora que você conhece mais sobre o processo de eletrodeposição e como ele é feito com as barras cromadas, entre em contato com a Sulcromo para saber como podemos aplicar estas e outras soluções para a sua empresa.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias