São muitos os equipamentos que fazem parte dos processos produtivos do setor alimentício, entretanto um deles recebe bastante atenção: estamos falando dos cilindros secadores.
Os cilindros secadores são importantes ferramentas utilizadas nos processos de secagem de alimentos líquidos e viscosos.
Funcionando de forma contínua, essas ferramentas sofrem os processos naturais de desgaste, que podem resultar no aparecimento de ferrugem pela presença da umidade ou aderência do substrato na superfície do cilindro, reduzindo sua eficácia.
As más condições de conservação e a falta de cuidado com esses materiais contribuem para sérios problemas.
Além do desperdício de alimentos humanos e animais, cilindros mal conservados podem comprometer a produção – de acordo com dados das Nações Unidas, anualmente 600 milhões de casos de doenças são registrados no mundo em razão de alimentos contaminados.
Neste artigo, apresentaremos detalhes a respeito dos cilindros secadores do setor alimentício e o que fazer para mantê-los sempre nas condições ideais para o desenvolvimento das tarefas.
Os cilindros secadores no setor alimentício tem por objetivo realizar a secagem da produção industrial em alta escala.
Sua função é diminuir a umidade dos produtos, evitando que esses alimentos possam prejudicar a saúde humana e dos animais.
Um dos quesitos para evitar esse tipo de problema está no processo de secagem, quando esses cilindros são indispensáveis e precisam estar em perfeitas condições para alcançarem os seus objetivos:
Na secagem, o cilindro é aquecido pela condensação de vapor no interior do equipamento, chegando a uma pressão na faixa de 200 a 500 kPa, e elevando a temperatura da parede do cilindro para 120–155°C.
Ou seja, o cilindro precisa de proteção contra corrosão, além de exigir um revestimento que seja anti-aderente (que não forme uma barreira térmica através da aderência do substrato) e uma solução resistente ao calor e a ação da abrasão tanto do alimento quanto da lâmina raspadora.
Manter os cilindros secadores em boas condições de uso é fundamental para o setor alimentício, e é neste cenário que os revestimentos a base de cromo duro podem apresentar-se como uma solução completa e com ótimo custo-benefício.
A Sulcromo é desenvolvedora de uma tecnologia específica para os cilindros secadores, chamada SULTHERM. Uma liga à base de cromo duro catalisado, ideal para a proteção e recuperação de rolos usados, e prevenção contra desgastes em cilindros novos.
A liga SULTHERM possui as seguintes características técnicas:
Revestimentos à base de cromo são poderosos protetores de superfícies metálicas. Quando cromados, os cilindros apresentam maior resistência contra a ação da corrosão e oxidação.
Esse revestimento evita que restos de substrato/alimento grudem na superfície dos cilindros, possibilitando facilidades nos processos de limpeza e garantindo a transferência do calor para a secagem dos produtos.
Portanto, trata-se de um grande aliado na diminuição dos custos de manutenção e de novos investimentos para a substituição desses equipamentos.
Na Sulcromo, a aplicação da liga SULTHERM nos cilindros alimentícios segue as seguintes etapas:
Como se observa, é perfeitamente possível aumentar substancialmente a vida útil dos cilindros secadores e garantir qualidade nos processos produtivos.
Atender o setor alimentício e suas necessidades da linha de produção, especialmente no que se refere a proteção de equipamentos que necessitam de revestimentos metálicos e serviços de manutenção industrial, é a missão da Sulcromo há mais de 50 anos.
Para saber mais a respeito e tirar suas dúvidas, entre em contato e saiba de que maneira podemos colaborar para o sucesso do seu negócio.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias