No final de 2022, a Sulcromo realizou a comemoração de 50 anos de trajetória ao lado de parceiros, colaboradores e claro, suas famílias.
Um dos momentos de grande emoção do evento, Aline Mazzocchi, responsável pela comunicação da empresa, relembrou a trajetória dos diretores Jorge Mazzocchi e Alexandre Ely dentro e fora da Sulcromo e destacou a importância da estrutura familiar da empresa.
“A ideia do momento era tocar no caráter humano da Sulcromo, que sempre foi muito pautado por inúmeras provações, e como base fundamental para a superação dos desafios, o apoio das famílias. É impossível chegar a um marco desta magnitude para empresa sem lembrar das pessoas que nos conduziram até aqui”, destacou a publicitária e acionista.
“Falar da Sulcromo sempre fez parte da minha vida pessoal, mas foi profissionalmente que eu entendi a potência da perseverança construída aqui dentro. Nos 12 anos nos quais estive à frente da comunicação da empresa, vi a Sulcromo sair de uma posição muito tímida em termos de presença pública, ao posicionamento de líder de mercado que ela hoje ocupa e merece.
Nossos canais hoje não apenas se transformaram em uma máquina de vendas nacionalmente, como também nos colocam no radar do mercado de revestimentos de países europeus, da Índia, dos Emirados Árabes, provando que nosso projeto de expansão pode, deve e merece ganhar o mundo. Contar a história da Sulcromo passou a ser não apenas um motivo de orgulho pessoal como parte da família acionista, mas também uma prova de que estamos no caminho certo nesta estratégia coletiva de continuar crescendo e prosperando.
E é impossível falar desta história de trabalho e prosperidade sem falar do Jorge. Alias, “Seu Jorge” para muitos, Capitão, Borjão, pai. A história da empresa sempre andou lado a lado com a vida do Jorge, e arrisco a dizer, que foi escola de suas maiores lições. Foi a Sulcromo que ensinou ao meu pai que estudo formal não ditava o potencial do sucesso. Foi ela também que mostrou que ele não precisava saber tudo, mas que era fundamental cercar-se de pessoas com conhecimentos diversos. As dificuldades que ele viveu dentro da Sulcromo transformaram sua determinação em uma teimosia destinada à superação. Ele nunca duvidou do potencial da empresa. Mais do que isso, nunca duvidou do potencial da equipe. E como quem dirige o antigo caminhão Mercedes bens Toco, pela sinuosa estrada do empreendedorismo, usou seu senso de direção e sua paixão para sempre seguir em frente.
Quem vê o Jorge de sorriso fácil, talvez não saiba quantas restrições pessoais ele precisou superar para sustentar este sonho. Momentos distantes da família, comprometimentos financeiros pessoais e uma insônia que o acompanhou por longos e duros anos. Na mesa de jantar certa vez questionei meu pai com a inocência infantil da época porque ele se estressava tanto, afinal a Sulcromo era só um trabalho. Ele me explicou então:
Entendi que a Sulcromo não era uma empresa familiar por conta de sua fundação, era familiar porque tinha valores familiares, como apoio mútuo e crença uns nos outros.
Falar da Sulcromo sem falar de ti, Jorge, é como falar de cromo duro sem corrente elétrica. A liga não fecha. Foi a Sulcromo quem moldou seus valores pessoais, e vice versa. E se a gente evoluiu do churrasquinho em um tonel de latão em uma fábrica de chão de brita, para hoje estar aqui comemorando 5 décadas de muito trabalho e conquista, é preciso valorizar e agradecer tua entrega, tua força e tudo que tu abdicou em prol do bem maior que e a empresa. Então, em nome de todos que compartilham esta jornada ao teu lado, fica aqui a nossa homenagem a quem nunca deixou de acreditar na Sulcromo e em todos nós. Parabéns pelo teu trabalho e uma vida dedicada a ele.
Mas também é impossível falar sobre a noite de hoje sem falar do Alexandre. O Alexandre, assim como a Sulcromo, nunca fugiu de um desafio. Teve início no almoxarifado, e batalhou a cada degrau da escada que o conduziu até a sala da diretoria. Sempre acreditou que a oportunidade que lhe foi dada, seguia de pavimento para outros líderes que formaria. Muito mais do que buscar soluções ditas fáceis vendidas pelos currículos e discursos bonitos do mercado, o Alexandre sempre foi um fiel apoiador da prata da casa (ou o cromo da casa).
Ele nunca se curvou frente às dificuldades apresentadas pelos anos difíceis e sempre acreditou que assim como ele, a empresa chegaria ao patamar de reconhecimento que hoje está. Estar à frente da empresa, para o Alexandre, também não veio sem muitas abdicações. Longas horas longe da família, conversas difíceis, negociações complicadas e a pressão da responsabilidade de assegurar não apenas a continuidade dos negócios, mas o bem estar das pessoas ao nosso redor. Estes foram apenas alguns dos muitos desafios que ele enfrentou, sempre sobre os olhos exigentes do mercado, contando com o apoio de uma equipe que formou e apostou.
Com tua trajetória, Alexandre, aprendemos muito sobre determinação e comprometimento. Es uma das pessoas que mais trabalha duro que eu conheço, e arrisco a dizer, que tal como os passos do Jorge, vi tu entregando-se inteiramente a responsabilidade de manter a Sulcromo protegida. Sua equipe está amparada. Do almoxarifado para a diretoria, sei que conquistaste o respeito que merecia. E posso dizer que tenho muito orgulho de ter feito parte da tua história e de te considerar também, parte da minha família. Falar da Sulcromo sem falar de ti, é como falar de metalização sem ponto de ignição – de novo, a liga não fecha. Então por isso quero aqui em nome de todos agradecer pela tua entrega – a Sulcromo não seria a mesma sem você.
Aliás, a Sulcromo não seria a mesma sem todos vocês. E eu encerro aqui concluindo que a Sulcromo não é uma empresa familiar por causa do Jorge, dos irmãos Mazzocchi, do Alexandre, ou mesmo de mim. É uma empresa familiar porque em sua essência nós cultivamos as diferenças que nos fazem maiores e melhores em tudo que fizemos. Assim como em uma família. Ela e a paixão acalorada do Romeu, o sorriso largo do Gelson, o zelo matriarcal da Rosana, a consistência tranquila do Zé, o entusiasmo da Carol, assim como tantas outras qualidades únicas de cada um de vocês que tornam esta uma empresa grande, genuína e especial.
A Sulcromo não é uma empresa familiar porque sua origem nasceu de um ideal entre irmãos. Ela é uma empresa familiar porque há 50 anos escolhemos ela como morada para fundamentar as nossas famílias, e no processo, fazer parte umas das outras. Esse é o maior legado dela. Obrigada a todos.”
Conheça mais sobre a nossa história acessando nosso site.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias