Toda indústria cuja operação depende do desempenho da etapa de secagem sabe da importância de cilindros secadores.
Estes equipamentos robustos com alta eficiência energética na secagem um substrato úmido são recomendados principalmente para o processo de produtos sensíveis ao calor de indústrias químicas, alimentícias e sucroalcooleiras.
A secagem é realizada em um tambor aquecido, através do processo de transferência de calor das paredes internas do cilindro, para uma camada fina de produto úmido aderido à superfície. Com a remoção da umidade, a camada do produto seco é destacada do tambor por meio de faca raspadora.
A indústria alimentícia, por exemplo, é um dos setores em que é preciso ficar atento ao bom funcionamento de todos os equipamentos. Por isso, os cilindros drum dryer são utilizados nesta indústria juntamente com o revestimento de cromo duro para a secagem e proteção das peças. Saiba mais!
Na indústria alimentícia, os cilindros Drum Dryer são utilizados principalmente para a secagem de extratos, cereais, amidos e alimentos de base proteica como leveduras, colágenos, vísceras e outros. Além disso, são utilizados em produtos da indústria farmacêutica e química.
Aquecido normalmente com vapor, os produtos úmidos apresentam boa aderência à superfície do cilindro, que precisa não apenas apresentar excelente qualidade superficial como também características como proteção contra a umidade e antiaderência. E é exatamente aqui que o revestimento de cromo duro pode fazer toda diferença.
Via de regra, estes cilindros são revestidos por eletrodeposição de cromo duro catalisado, em processo rotativo, com camada final variando entre 0,12 mm e 0,15 mm, dureza de 1000 à 1150 H.V, com possibilidade de acabamento polido ou fosco.
O revestimento de cromo duro catalisado torna-se uma excelente solução para esta posição da máquina, uma vez que forma uma película protetora da superfície metálica do equipamento, evitando o surgimento da corrosão e oxidação em razão da presença de sal, produtos químicos e umidade inerente ao processo operacional ou pela sua presença na atmosfera.
Os cilindros cromados apresentam mais resistência não apenas contra a corrosão e oxidação, mas também por conta de sua característica antiaderente.
O cromo duro evita que restos de substratos/alimentos fiquem aderidos à superfície, evitando formação de barreira térmica e proporcionando a limpeza dos equipamentos com maior facilidade e maior eficiência na transferência de calor, ambas necessárias para ótima performance na secagem do produto.
Com 50 anos de experiência em revestimento, a Sulcromo é uma das líderes no atendimento de equipamentos de grande porte e precisão.
Com uma engenharia voltada para projetos especiais, a empresa possui não apenas uma equipe preparada para grandes desafios, como também uma unidade fabril equipada para o revestimento e recuperação de itens de grandes dimensões e peso.
A empresa conta com parque fabril de estrutura reforçada, amplo espaço para movimentação, tanques de tamanho expressivo, retífica e polimento de grande porte e precisão.
Sua capacidade energética possibilita entrada de corrente adequada para vasta área de revestimento, dispositivos exclusivos para cada projeto, banhos rotativos e inspeção de qualidade entre todas as etapas do processo.
O domínio técnico da equipe, a qualidade superior de matéria prima e o apoio de um laboratório interno para ensaios químico-físico possibilita aplicação de revestimentos com alto desempenho de secagem – mesmo para projetos com medidas desafiadoras.
O resultado é um histórico de atendimento de cilindros que atendem as especificações dos maiores fabricantes de máquinas do Brasil e do mundo. E o certificado de qualidade garantido pela Sulcromo.
Entre em contato com um dos nossos representantes técnicos e saiba como podemos apoiar seu projeto de revestimento de cilindros secadores.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias