Seja qual for a atuação da sua empresa, contar com um bom fornecedor de manutenção industrial é um fator indispensável para a sustentabilidade do seu negócio, ainda mais em períodos onde a economia sinaliza aquecimento.
Segundo matéria publicada na Folha de São Paulo, a Confederação Nacional da Indústria vem projetando que o PIB industrial deve aumentar significativamente no último trimestre de 2022. Ou seja, o mercado precisa estar pronto e em plena otimização.
Todo gestor sabe que um dos principais indicadores da eficiência de uma produção são os índices MTBF e MTTR dos equipamentos utilizados no setor industrial.
O indicador MTBF (Mean Time Between Failures), refere-se ao tempo médio entre as falhas, e tem por objetivo apresentar uma previsão de funcionamento adequado dos equipamentos utilizados no chão de fábrica.
Já o indicador MTTR (Mean Time to Repair) apresenta o tempo médio para reparos, que mede o tempo médio em que um equipamento fica parado em manutenção.
Através destes indicadores, a empresa pode realizar o planejamento de manutenção que pode ser definitivo não apenas no prolongamento da vida útil de máquinas e equipamentos, como também fundamental para evitar paradas desnecessárias e assegurar a segurança dos trabalhadores.
Escolha um fornecedor que tenha um histórico confiável de atendimento. Certificações como ISO 9001:2015 podem ser uma referência, uma vez que confirmam que a empresa possui processos e parâmetros de qualidade monitorados. Outra possibilidade é verificar clientes do mesmo segmento ou similares, solicitando cartas de referência técnica.
Opte por empresas de manutenção que têm fácil adaptação. Lembre-se que o mercado exige constante e rápida transformação, razão pela qual é sempre bom contar com um parceiro com um portfólio amplo de soluções e formatos de atendimento – como por exemplo, atendimento em campo (na unidade do cliente). Verifique a capacidade do fornecedor no atendimento de perfis diversos e projetos complexos.
Estrutura fabril de grande porte e precisão são alguns dos requisitos básicos para um bom fornecedor de manutenção industrial. Retífica e polimento de grande, revestimento para itens de grande dimensão e precisão, variedades de acabamento. O conhecimento técnico da empresa na hora de encarar um projeto de grande complexidade deve ser comprovado através da equipe, estrutura fabril e portfólio de atendimento.
Certifique-se que a empresa faz o correto uso e reciclagem de seus recursos industriais. Que tenha uma estrutura de embalagem e transporte compatível com seus projetos. Que ofereça documentação técnica necessária. E acima de tudo, uma atitude parceira na hora de encarar grandes desafios.
● Prevenir acidentes causados por falhas mecânicas e operacionais;
● Garantir a padronização e a qualidade no ciclo produtivo;
● Evitar paradas não programadas que podem impactar todo o ciclo operacional;
● Melhorar o controle de custos.
A intervenção em equipamentos de grande porte deve ser planejada conforme cada tipo de manutenção industrial, seja ela preditiva, preventiva ou corretiva.
Manutenção preditiva: A manutenção preditiva é aquela que se antecipa aos fatos. Na prática, estamos falando de uma metodologia de manutenção que tem um maior apelo para a prevenção de danos e previsibilidade de falhas. Pode ser feita através de um monitoramento periódico por meio de análise de vibração, ultrassom, inspeção visual ou técnicas de análise não destrutivas.
Manutenção preventiva: A manutenção preventiva atende as programações de manutenção pautadas de análises e intervenções agendadas, onde peças e componentes desgastados são trocados, evitando que os equipamentos venham a parar em função de falhas.
Manutenção corretiva: Por último, menos adequada mas nem por isso, menos necessária, existe a manutenção corretiva, que ocorre quando o equipamento deixa de funcionar, paralisando atividades e linhas de produção.
A manutenção corretiva pode ser uma ótima solução para itens que seriam descartados, trazendo ganhos não apenas em economia (evitando aquisição de novos equipamentos), como também ganhos de sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental.
Um plano de manutenção industrial precisa ser executado por profissionais qualificados.
A Sulcromo está sempre pronta para atender às necessidades de seus clientes, disponibilizando 50 anos de experiência em serviços de manutenção, com atendimento de pequenas peças e equipamentos, a reparo e revestimento de máquinas e cilindros de grande porte e dimensões.
Entre em contato com um de nossos especialistas para apoio ao seu plano de manutenção industrial.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias