Quando se olha para algum objeto plano e liso, em muitas situações não se percebe que existem saliências e reentrâncias, pois são impossíveis de serem localizadas a olho nu. No entanto, a rugosidade superficial é comum a todos os materiais.
Diversos equipamentos industriais dependem de suas rugosidades específicas para operarem suas funções. É o exemplo dos cilindros tracionadores de papel, cuja rugosidade alta é fundamental para tracionar a folha. Ou o caso dos rolos laminadores de plástico, cuja qualidade da lâmina depende da superfície polida de rugosidade extremamente fina para um produto de qualidade.
A baixa rugosidade em rolos tracionadores, tornaria o equipamento ineficaz. A alta rugosidade em rolos laminadores, prejudicaria ou cortaria a lâmina plástica. Ou seja: cada equipamento possui uma rugosidade específica para a sua aplicação.
É possível atingir ou ajustar a rugosidade superficial, padrão exigido por muitos clientes mediante revestimento adequado e processos de acabamento superficial específicos, como é o caso do polimento, lapidação e superfinishing para baixas rugosidades, e o jateamento ou escovamento para altas rugosidades.
Continue lendo e saiba mais a respeito.
A rugosidade são as irregularidades repetidas existentes em forma padrão na superfície de uma peça. São as saliências perceptíveis e imperceptíveis, que podem ser medidas através de um equipamento desenvolvido para esse fim.
O uso de equipamentos para a medição da rugosidade das superfícies é bastante comum e necessária para a verificação da qualidade da superfície útil de peças.
O ajuste da rugosidade é uma das etapas importantes na fabricação e manutenção de peças e tem impacto direto na qualidade do substrato com o qual operam, seja ele papel, plástico, tecido, lâminas de aço, entre tantos outros.
Analisando essas ondulações, é possível localizar a rugosidade superficial, ou seja, estruturas que possuem verdadeiros vales e picos, e verificar se a mesma encontra-se adequada para determinada operação.
Em muitas situações, a rugosidade superficial interfere diretamente no produto que está sendo fabricado, comprometendo a qualidade de equipamentos e máquinas, especialmente em função do seu comportamento mecânico.
Esse problema pode influenciar na qualidade do:
Casos típicos que precisam de um controle eficaz da rugosidade superficial são os rolamentos ou pistões automotivos, uma vez que trabalham sob intensa pressão.
Ou como o caso de hastes hidráulicas que permanecem em contato com um retentor, rolos laminadores de plásticos, rolos secadores de papéis, entre outros inúmeros exemplos.
Outro bom exemplo são as válvulas, onde a rugosidade pode interferir no papel de vedação de líquido e gases, possibilitando vazamentos.
A medição de rugosidade superficial é realizada por um equipamento conhecido por rugosímetro.
Essa unidade de medida utilizada para esse tipo de medição é conhecida por Ra, constituída da média aritmética das variações entre picos e vales encontradas na superfície quando comparadas àquelas definidas como ideal ou vetor.
No caso do atendimento da indústria plástica, o padrão de atendimento costuma exigir processos como a lapidação superfinishing, onde é possível garantir rugosidade de 0,01 a 0,03 µm Ra.
Já na recuperação de rolos de rebobinadeira e enroladeira, o ajuste de rugosidade é realizado para atingir rugosidades altas de 16 a 18 µm Ra.
Já nos serviços que contam com a cromagem de barras, a média de rugosidade padrão varia de 0,10 a 0,20 µm Ra. Cada rugosidade pode ser atingida por um processo diferente como é possível ser visto na tabela abaixo:
Cada rugosidade pode ser atingida por um processo diferente como é possível ser visto na tabela abaixo:
Como se observa, é importante contar com serviços de revestimento e manutenção capazes de atender às exigências da rugosidade que atendam demandas específicas de cada mercado.
Agora que você sabe mais sobre rugosidade superficial, entre em contato conosco e confira as possibilidades que podemos oferecer para sua empresa.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias