Desenvolver um plano de manutenção preventiva é, sem dúvida, uma das decisões mais assertivas que uma indústria pode tomar em termos de economia, mas principalmente, de segurança.
Antecipar ações diante dos problemas evita situações que são prejudiciais às operações fabris, tais como:
E para auxiliar o mercado a planejar e executar um eficaz plano de manutenção preventiva listamos aqui os erros mais comuns cometidos pela indústria, para que você e sua equipe fiquem de olho e possam evitá-los.
Continue lendo este artigo e conheça os 5 erros mais comuns no plano de manutenção preventiva.
O plano de manutenção preventiva é uma estratégia adotada por muitas empresas com o objetivo de avaliar os equipamentos e máquinas de uma indústria.
Através dele, empresas são capazes de corrigir antecipadamente possíveis problemas; diminuir custos envolvidos na quebra de equipamentos e paradas de máquina, além de evitar possíveis danos à saúde e bem-estar dos funcionários.
A partir de relatórios de controle de manutenção e roteiro das ações a serem realizadas é possível definir a periodicidade adequada de cada atividade, os profissionais capacitados necessários e investimentos a serem alocados durante o ano.
Durante a manutenção preventiva, equipes e gestores consideram:
Mas será que sempre é assim?
Segundo um artigo da Revista Ferramental, são 5 erros os mais comuns cometidos em manutenção preventiva:
Então por onde começar?
Passo 1: MAPEAMENTO – fazer um mapeamento detalhado de máquinas e equipamentos, com toda documentação pertinente a validade de componentes, histórico de uso e de manutenções.
Passo 2: LISTAR RECURSOS – verificar recursos necessários para cada unidade fabril e célula de trabalho. Lubrificação, troca de peças, alinhamento, calibração, troca de revestimentos metálicos são algumas das principais soluções a serem consideradas.
Passo 3: DESLIGAR – ao iniciar as atividades deve-se isolar todas as fontes de energia, e realizar o bloqueio mecânico dos dispositivos de energia e interruptor principal de acionamento da máquina. Uma opção é travar o acionamento da máquina com a garra de bloqueio, o que possibilita que mais de um técnico use o mesmo bloqueio durante a manutenção do equipamento.
Passo 4: ISOLAR E SINALIZAR – isolamento e sinalização de segurança do local de manutenção – para evitar que os colaboradores tenham contato com componentes de equipamentos e máquinas perigosas.
Pronto! Agora sua equipe está pronta para começar.
É de fundamental importância que o plano de manutenção preventiva seja executado por profissionais qualificados, pois, a expectativa dos operadores é que os equipamentos vistoriados estejam em perfeitas condições de uso após esse processo.
A Sulcromo está sempre pronta para atender às necessidades de seus clientes, disponibilizando 50 anos de experiência em serviços de manutenção, com atendimento de pequenas peças e equipamentos, a reparo e revestimento de máquinas e cilindros de grande porte e dimensões.
Agora que você já conhece a importância e os motivos para apostar na manutenção preventiva no final do ano, entre em contato com um de nossos especialistas para apoio ao seu plano de manutenção preventiva.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias