O banho de cromo em aço inox é uma modalidade de galvanoplastia que tem como objetivo promover proteção e eficácia produtiva, tornando os equipamentos desse material mais fortes e resistentes à corrosão e à abrasão, fatores fundamentais para prolongar a durabilidade da peça.
Veja no link a seguir como deixar o aço resistente à corrosão.
No caso da haste Santa Luzia, um dos principais desafios do projeto estava na cromagem de suas impressionantes medidas de Ø 169,50 x 10.800 (11.140) mm com cromo duro catalisado.
Isso porque as medidas exigem um tanque especial de mais de 11 metros, dispositivos especiais e uma estrutura de entrada de corrente adequada.
O processo eletrolítico utilizado foi contínuo e rotatório, visando a sobreposição de camadas, com deposição final pós-polimento de 0,10mm e dureza 1000 a 1150 Vickers.
Através do revestimento, o aço inox cromado apresenta maior dureza sem causar tensões ou empenamento na haste, promovendo uma operação otimizada na presença de água e fluidos oleosos, conferindo maior qualidade superficial exigida pelo segmento hidráulico.
Dessa forma, podemos dizer que a cromagem do aço inox configura uma solução com imenso custo benefício, quando comparado comparado à compra e substituição de peças desgastadas, além de otimizar as propriedades funcionais do equipamento.
Revestir e dar acabamento em inox cromado exige, necessariamente, uma estrutura fabril de primeira linha, matéria-prima de qualidade e mão de obra qualificada.
Se a peça tiver as dimensões especiais como o caso da haste Santa Luzia, com comprimento superior a 11 metros, o projeto torna-se ainda mais desafiador.
Isso porque além de todos os cuidados já descritos quanto ao revestimento (com estrutura de cromação especial), o acabamento dessa peça requer atenção e muita experiência.
Segundo Cleberson Josiel Carvalho da Silva, técnico de polimento e retífica, com 12 anos de experiência, o acabamento dessa haste exigiu muita determinação.
“O maior desafio foi acertar o paralelo, uma vez que a cromagem necessária para atendimento da camada e polimento perfeito, variava em até 3 décimos no início do processo de acabamento. Com paciência e dedicação, evoluímos de um paralelo variando 3 décimos para apenas 5 centésimos. Peças especiais como essas exigem muita experiência e atenção, sem sombra de dúvidas”, concluiu.
Para Mário Sérgio Borowiski, há 10 anos operando como técnico de polimento, esse tipo de serviço não tem margem para falhas.
“O tamanho dessa haste certamente foi um desafio. O acabamento exigiu atenção às orientações técnicas sem possibilidade de falhas ou retrabalhos. Com certeza esse não é um serviço que deve ser executado sem dois quesitos básicos: dedicação e anos de experiência em polimento. O resultado é a prova disto!”, afirmou.
A haste de inox cromado foi entregue com acabamento final polido, observando rugosidade menor a 0,20 um Ra, medida final Ø 169,50 (-0,085/-0,185 mm) e aspecto visual perfeito.
Veja o serviço completo no vídeo abaixo:
Tem um projeto que foge do dia-a-dia do mercado?
Entre em contato com a nossa equipe técnica e saiba como podemos ajudar através de uma estrutura fabril de grande porte e precisão, e uma equipe experiente que adora um desafio.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias