A energia eólica é uma área em constante crescimento no Brasil e no mundo, uma vez que a utilização de fontes renováveis de energia têm oferecido imensos benefícios para o meio ambiente e economia.
Em razão da alta demanda de mercado, a proteção das torres eólicas contra a ação do tempo é considerada uma das prioridades desta indústria, principalmente porque estamos falando de equipamentos que chegam a 140 metros de altura, com hélices de 80 metros e 35 toneladas cada.
E é justamente a complexidade e dificuldade na manutenção das torres, que fez com que a indústria eólica começasse a apostar cada vez mais nos revestimentos metálicos. Estudos comprovam que a liga de zinco e alumínio aplicada em torres eólicas, reatores, turbinas e outros componentes, podem chegar a 20/25 anos de operação sem necessidade de grandes restaurações.
Por conta de sua resistência às condições climáticas, a liga tornou-se extremamanete popular, uma vez que ela estende a vida útil das torres, previne manutenções caras e complicadas, além de auxiliar na redução de risco de acidentes por conta da altura. Somada a sua eficácia, a liga de zinco e alumínio também oferece à indústria maior custo-benefício em relação ao uso de outros anticorrosivos.
A liga apresenta-se como um revestimento de cor cinza prateado, aplicado através de parâmetros controlados em peças metálicas que exigem alto grau de proteção com espessura mínima de camada e ausência de fragilização por hidrogênio contido no ar. O processo de aplicação é constituído por quatro etapas: limpeza, isolamento e preparação, revestimento e cura, todos conforme norma de mercado. Vale destacar que sua resistência à corrosão é comprovadamente superior aos revestimentos convencionais, como a zincagem a fogo, a zincagem eletrolítica, a zincagem mecânica etc, com resultados duplamente mais resistentes nos testes de Salt Spray.
Sempre atenta às necessidades do mercado, a Sulcromo desenvolveu uma estrutura exclusiva para atender a demanda de revestimento em liga de zinco e alumínio, através da capacitação dos operadores, investimentos em máquinas, e a instalação de uma cabine de 24 metros específica para essa aplicação.
E este investimento provou ter vindo em hora certa. Apesar da recessão econômica de 2020, a Sulcromo registrou um aumento considerável no volume de peças revestidas ao longo do período, revestindo um volume de peças 26 vezes maior quando comparado aos números do ano anterior.
Dentre as vantagens da liga mais buscada pelo segmento, destacam-se:
Em nosso atendimento, o revestimento de liga de zinco e alumínio também inclui o respaldo técnico de nosso laboratório interno, equipado para promover ensaios e testes exigidos pelas normas de mercado, como os ensaios de Pull-off (adesão), dobramento e salinidade.
E claro, o serviço conta com toda a nossa experiência de 47 anos aplicando revestimentos e nosso compromisso em assegurar que os bons ventos sigam movimentando essa energia.
Entre em contato com a nossa equipe e conheça esta e outras aplicações da liga de zinco e alumínio na proteção contra corrosão.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias