Carbuflon aplicação de carboneto de tungstênio e teflon

O processo CARBUFLON é uma tecnologia adquirida da França que consiste na aplicação de carbeto de tungstênio e um termoplástico, gerando um revestimento de característica antiaderente e resistência mecânica.

O revestimento é composto de Carbeto de Tungstênio 12%Co, aplicado pelo processo HVOF (hipersônico), e teflon conforme especificação técnica do fornecedor. A cura é realizada através de aquecimento em forno ou resistência, com parâmetros controlados, objetivando uniformidade e controle de processo. A validação deste processo foi realizada nacionalmente pela UFRGS.

O recobrimento se dá após o acabamento, obtendo pequenas ilhas duríssimas (20%) em uma matriz de material antiaderente (80%).


Camada: 0,10 a 0,15 mm
Dureza: 1100HV a 1200HV
Rugosidade 1,6 a 1,8 Ra ou conforme orientação do fabricante.
Diferenciais do processo: Revestimento recomendado para itens que necessitam de resiliência (não aderência do material processado) e resistência mecânica. É indicado para partes úmidas de máquinas, como por exemplo, rolos aplicadores de cola, fitas, ou itens de contato com filme plástico que aderem ao equipamento.
carbuflon1