Muito se fala sobre como as ações sustentáveis na indústria têm deixado de ser uma escolha ou apenas o atendimento à legislação para tornarem-se protagonistas nas operações diárias. O aumento da conscientização está ligado ao fato de que a preservação do meio ambiente e diminuição dos impactos industriais estão cada vez mais ligados à garantia da prosperidade do negócio, a prática da responsabilidade social e respeito às futuras gerações.
Dá pra se dizer que no âmbito do indivíduo ou das corporações, todos estamos buscando soluções de como evitar o desperdício e aumentar o potencial dos recursos disponíveis. Entretanto, um dos grandes problemas com relação a esse assunto está no descarte de equipamentos que não possuem mais condições de uso.
Estamos nos referindo a máquinas cuja composição inclui metais pesados como ferro e aço, equipamentos de dimensões significativas e, por vezes, difícil reciclagem. Frente ao dilema do descarte, gerentes industriais acabam encarando outros desafios:
Então o que fazer com esse material? Poderiam ser reaproveitados?
Neste artigo, abordaremos a necessidade de ações sustentáveis, como evitar o descarte de equipamentos e se necessário, como fazê-lo de forma correta. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no último relatório do 6º Panorama Ambiental Global, atitudes urgentes precisam ser adotadas visando reverter a atual situação do planeta. Neste cenário, sugere-se que a indústria, como uma das principais responsáveis na extração/descarte de recursos, promova ações tais como:
Embora muitas destas ações apresentem soluções relativamente simples de serem implementadas, algumas são sinalizadas como mais desafiadoras, como o caso do descarte de equipamentos.
Antes de descartar os ativos de sua empresa vale perguntar: é realmente necessário? Existe alguma possibilidade na reutilização desse maquinário? Seria possível a recuperação e venda deste ativo?
Essas são questões que devem ser levantadas por todo gerente industrial, e que podem fazer a diferença.
Com 50 anos de experiência na manutenção de equipamentos de todos os segmentos da indústria, podemos constatar: muitas vezes é mais produtivo recuperar equipamentos a partir de investimentos moderados, do que lidar com os custos do descarte e substituição de ativos importantes.
Existem diversas formas de promover a vida útil de equipamentos, como lubrificação, limpeza, manutenção preventiva, entre outros. Uma das formas mais eficazes, é também o uso de revestimentos metálicos, que têm o potencial para aumentar a vida útil de peças e equipamentos através de características como:
Veja alguns dos casos em que a manutenção e revestimento não apenas evitaram o descarte de equipamentos importantes, como também promoveram o aumento da vida útil e melhora de performance:
Mas caso a tecnologia atual de fato não mais corresponda com a realidade da sua empresa, lembre-se que mesmo o descarte deve ser feito de forma responsável. Fazê-lo de forma incorreta pode provocar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.
Diferente de outros resíduos descartáveis, como madeira, plástico, papel, equipamentos industriais são, na sua grande maioria, formados por metais pesados, que precisam ser tratados de forma correta. Algumas das opções para este descarte podem ser:
A recomendação do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) é que no caso de qualquer descarte, de toda e qualquer forma, o ponto de partida seja sempre informar-se a respeito das políticas de descarte que o próprio fabricante recomenda.
Uma excelente opção para reaproveitar suas máquinas e equipamentos é contar com os serviços da Sulcromo, cujo know-how técnico pode proporcionar inúmeras soluções em recuperação. Com alguns ajustes, equipamentos antes condenados à aposentadoria podem continuar contribuindo com o parque fabril do seu empreendimento.
As ações sustentáveis são percebidas pelos colaboradores, parceiros de negócios e comunidade, servindo como bons exemplos para que todos iniciem processos que protejam o meio ambiente.
Para saber mais a respeito, contate a Sulcromo e conheça as diversas possibilidades existentes para que seus equipamentos estejam sempre em ótimas condições de uso e não precisem ser descartados em ferros-velhos, lixões ou aterros sanitários.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias