Um dos maiores desafios da indústria de alimentos está em manter um alto padrão nas máquinas que trabalham nas fábricas, evitando qualquer tipo de intervenção que possa colocar em risco a saúde humana e animal. E o desafio é grande.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos no mundo são registradas 420 mil fatalidades em razão da ingestão de alimentos contaminados durante a sua produção, colheita, processamento, armazenamento, transporte e distribuição.
Alimentos contaminados com metais pesados ou toxinas são alguns dos responsáveis por problemas de saúde a longo prazo. E a melhor forma de evitar este tipo de problema na cadeia de fornecimento é estar vigilante ao bom funcionamento de todos os equipamentos.
A aplicação de cromo duro em equipamentos de base metálica é uma prática usual bastante popular e confiável em diversos segmentos da indústria, principalmente por sua capacidade proteger peças contra o desgaste e aumentar a sua vida útil.
No caso da cromagem de cilindros secadores alimentícios, a lógica é a mesma. O revestimento de cromo duro catalisado forma uma película protetora da superfície metálica do equipamento, evitando o aparecimento de ferrugem em razão da presença de umidade da produção – seja pelo processo ou pela presença na atmosfera.
Cilindros cromados apresentam mais resistência não apenas contra corrosão e oxidação. Por conta de sua antiaderência, o revestimento de cromo duro evita que restos de substrato/alimento fiquem aderidos à superfície, promovendo limpeza facilitada dos equipamentos e garantia da transferência de calor necessária para a secagem da produção.
Mais do que qualquer outra indústria, é fundamental que o maquinário envolvido na produção alimentícia esteja sempre em perfeitas condições de uso, pois a manutenção corretiva em uma linha de produção de alimentos é custosa e demorada, exigindo diversos níveis de certificação para evitar qualquer tipo de contaminação.
Quando estes cuidados não são tomados, a vida humana corre risco, a responsabilização tem sérias consequências legais, os prejuízos são imensos e a reputação da empresa fica comprometida. Ou seja, a prevenção ainda é a melhor estratégia.
Os cilindros secadores geralmente são equipamentos robustos e essenciais para algumas linhas de alimentos. Como qualquer outro equipamento em contato com substrato, é natural que estes se desgastam no decorrer de sua operação. E é visando atender às exigências da indústria alimentícia de evitar qualquer não conformidade ou defeito possa comprometer o produto final, que o revestimento metálico pode ser uma solução certeira.
A Sulcromo desenvolveu em seus laboratórios a tecnologia SULTHERM, uma liga a base de cromo duro catalisado que oferece alta proteção contra corrosão e abrasão, potencializando a performance do equipamento através de alta resistência somada a alta transferência de calor.
A Liga SULTHERM apresenta uma dureza de 1.100 Vickers proteção da medida nominal e formulação antiaderente, evitando aderência do substrato ao cilindro e maior necessidade de manutenção. Além de evitar a barreira térmica formada pela aderência do substrato, o revestimento de cromo duro por si só oferece alta transferência e maior dissipação de calor.
Atendendo altos níveis de exigência do mercado, a Sulcromo recupera e aplica revestimento de cromo duro através do seguinte escopo técnico:
É importante destacar que os processos são completamente controlados através do sistema de gestão da qualidade Sulcromo, certificado pela ISO 9001:2015. O controle inclui ensaios físico e químico para assegurar a qualidade do revestimento, além do atendimento de exigências específicas de cada mercado e cliente.
A vantagem do controle permite maior acompanhamento da vida útil de cada equipamento, com indicação precisa de manutenções periódicas e caso necessário, indicação de troca do revestimento respeitando indicações de saúde e segurança do mercado alimentício. Portanto, além da vida útil dos equipamentos ganhar um acréscimo interessante no aspecto funcional, diminuindo os investimentos com novos maquinários e componentes, o controle de sua qualidade também é maior.
A Sulcromo está à disposição da indústria alimentícia através da aplicação de revestimentos metálicos e soluções em manutenção industrial nas instalações do seu parque fabril.
Através de sua unidade móvel de atendimento, a Sulcromo tem a capacidade de se deslocar para a estrutura do cliente oferecendo serviços de metalização, retífica, polimento e lapidação de peças de difícil desmontagem e deslocamento. Através de uma avaliação prévia do equipamento e espeço disponível para manutenção, esta opção de atendimento pode oferecer como vantagens o tempo curto de execução da manutenção e o controle de partículas.
Nossa tecnologia de revestimento e serviços de alta capacidade técnica vem beneficiando e satisfazendo milhares de clientes de todos os segmentos espalhados por todo o Brasil desde 1972. São 50 anos de estrada e mais de 500 cilindros recuperados apenas através da unidade móvel.
Nossa cultura é baseada no investimento constante no que existe de mais moderno, tanto ao nível de equipamentos e matéria-prima, quanto de processos.
Entre em contato com nossos especialistas e agende hoje mesmo uma visita técnica.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias