Padronização em ambientes industriais complexos. É possível?
Na semana passada entrevistamos Magali Göttems, responsável pela Gestão da Qualidade da Sulcromo, sobre o que mudou na empresa depois da renovação da certificação ISO 9001:2015, e como funciona o complexo dia-a-dia das atividades e a manutenção da validação internacional da DNV.
Quais as principais atividades que garantem a manutenção da certificação ISO na Sulcromo?
"Todas as nossas atividades, do início ao fim do processo produtivo, garantem o atendimento das diretrizes da ISO. Nosso controle de processo envolve, por exemplo, controle de parâmetros dos banhos de cromo através de rotina de análises realizada pelo laboratório interno, monitoramento de manutenção de instrumentos de medição, controle das instruções de trabalho que pautam as nossas demandas. Do ponto de vista estratégico, a certificação exige a tomada de ações, tanto para melhorias quanto para correções, com análises críticas mensais de indicadores e desempenho dos setores. Mas a manutenção vai além das nossas atividades internas, ela envolve nossos relacionamentos com os nossos públicos externos, como o atendimento ao cliente, correção e prevenção de não-conformidades, assim como o respeito pela comunidade através do cumprimento de normas ambientais e leis federais.", enfatizou Magali.
Dentro da rotina da empresa, quais são os principais desafios no caminho da padronização de processos? Considere perfil de serviços, a cultura da empresa e as exigências de clientes como fatores de influência.
"A Sulcromo é uma empresa que atende segmentos diversos e pequenos nichos, ou seja, o atendimento dela tem um leque muito amplo e ao mesmo tempo muito específico, e isso é desafiador", Magali destaca a complexidade do amplo portfólio da empresa. "Por conta desta multiplicidade de demandas, temos que atender normas, procedimentos e registros diferenciados, não apenas de acordo com os requisitos da norma ISO 9001:2015, mas também de acordo com a necessidade pontual de cada cliente, sem que isso comprometa procedimentos padronizados pela empresa. Então podemos dizer que o maior desafio é possuir meios que conciliem os requisitos definidos pela Sulcromo (e pela norma) e que ao mesmo tempo, atendam requisitos específicos de clientes, explicou."A Sulcromo está no mercado há mais de 45 anos, e entende que a capacidade de adaptação e perseverança são os maiores diferenciais da equipe. Sabemos que mudar certos padrões e hábitos, é difícil. O importante é manter as equipes alinhadas, afinal, o objetivo é um só: atender o cliente da melhor forma possível e cumprir o dever de acordo com normas e leis." ela conclui.
"A Sulcromo é uma empresa que atende segmentos diversos e pequenos nichos.
Ou seja, o atendimento tem um leque amplo e ao mesmo tempo muito específico,
e isso é desafiador"
Magali Göttems,Gestão da Qualidade da Sulcromo
O que mudou com a certificação 9001:2015, e por que é importante ter um agente da mudança/evangelizador do sistema de qualidade operando diariamente?
"Podemos dizer que a nova certificação muda o caráter mais estratégico da empresa. A versão nova tem premissas voltadas ao rumo da empresa, e não apenas os específicos diários. Então a recertificação apenas confirma nosso compromisso como quem diz 'continuem assim!' ". Ela continua, pontuando que "Os agentes da mudança numa certificação como esta, são peças fundamentais para a verificação que procedimentos e instruções de trabalho estão sendo seguidas. São eles que ajudam a prever e evitar problemas, visando falhas no processo que possam comprometer o atendimento de requisitos",enfatiza.
E por fim, com base na sua experiência como responsável pela Gestão da Qualidade, como a manutenção de processos e a padronização de procedimentos podem impulsionar inovações e a evolução geral do negócio?
"Quando mantemos uma rotina de processos padronizados, prevendo e diminuindo erros e verificando pontos de correção e melhorias, nós evitamos desperdiçar tempo corrigindo-os, e nos ocupamos em melhorar aquilo que está funcionando bem. Além disso, as melhorias reduzem despesas e aumentam resultados. Com resultados, podemos ampliar investimentos e, consequentemente, mais e mais melhorias no nosso atendimento", encerra Magali Göttems.