O carboneto de tungstênio, também conhecido como carbeto de tungstênio, é um revestimento amplamente utilizado em ambientes que exigem alta resistência a abrasão e desgaste mecânico.
Sua dureza que pode atingir faixas entre 1200 a 1350 Vickers e sua adesão na casa de 10.000 PSI, fazem desse revestimento uma excelente alternativa para aumentar a performance de itens que sofrem com ambientes produtivos abrasivos. Sua aplicação confere aos equipamentos ótimo custo-benefício, e evita tanto paradas de máquinas não programadas quanto os gastos com manutenção e quedas nos níveis de produtividade das linhas industriais.
O revestimento carbeto de tungstênio é bastante versátil, podendo ser aplicado em camadas de 0,05 a 0,50mm, ou combinado com outros tipos de revestimentos termoplásticos, como o teflon, e assim oferecer diferentes ligas como o Carbuflon, um revestimento com picos de alta dureza em uma malha termoplástica antiaderente.
A aplicação de revestimento de Carboneto de Tungstênio acontece por aspersão térmica hipersônica – o HVOF – um processo que aposta na alta velocidade de projeção de partículas e em baixa transferência térmica. O HVOF é um tipo de metalização que utiliza a combustão para gerar calor e velocidade das partículas de material de revestimento. A alta velocidade gera deformação de cada uma das partículas no impacto com o substrato, proporcionando ancoragem mecânica, para proporcionar um revestimento de alta aderência e de alta dureza.
Ou seja, trata-se de um processo que permite que nenhuma alteração (química, metalúrgica ou estrutural) seja formada na peça que está sendo revestida, aumentamos a vida útil da superfície sem diminuir a estrutural.
Rolos da indústria de embalagens que necessitem alta dureza e acabamento polido:
Buchas de desgaste – aumento da vida útil em até 10 vezes:
Rolos abridores – indústria de papéis especiais:
Mesmo com alta resistência a abrasão e erosão, ligas de carbeto de tungstênio são indicadas para ambientes fabris que operam até 400˚C, uma vez que qualquer ambiente mais quente que este limite, altera suas propriedades e reduz sua resistência. Outro cuidado imprescindível é que esse revestimento não sofra impactos mecânicos. A dica é sempre consultar um especialista em revestimento na hora de decidir qual é o processo indicado para o seu equipamento.
Ficou interessado nos benefícios do carbeto de tungstênio? Tem dúvidas se ele se aplica na proteção e aumento de vida útil do seu equipamento? A gente te ajuda! Entre em contato com o representante técnico de sua região.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias